22.10.09

A Culpa

De quem é a culpa? A culpa é da vontade. Da vontade animal que sai dentro de mim. Rasgando o meu ser puro que se devotou à razão. Essa vontade que sai sem pudor. A vontade de ser, de fazer, de acontecer, de conhecer.
A vontade de morrer. De nascer. Renascer.

Essa culpa, dessa vontade. Essa vontade rebelde que vive dentro de mim. Que escolhe por mim, vive por mim. Sem se reger pelas minhas regras. Ai! Que vontade.

Essa vontade de um beijo. Vontade de ficar e não partir, vontade de crescer sem ficar velho. É tudo culpa dessa vontade.



Já diz na música, “a culpa é da vontade que vive dentro de mim e só morre com a idade, com a idade do meu fim. A culpa é da vontade…”

2 comentários:

  1. "Deus é o existirmos e isto não ser tudo."

    in "Livro do Desassossego", Bernardo Soares (F.Pessoa)

    A consciência é a pedra de toque para a vontade, a sua alavanca primeira. Sabermo-nos e testarmos as limitações ora desumanizando-nos, ora artificialiando-nos, sendo que a última é parente da primeira e as duas correlacionadas com o objectivo de síntese e esterilidade tecnicista.

    Ter vontade, é ter vontade de poder, como disse Nietzsche, no fundo, alimentar a possibilidade de uma arbitrariedade e alteridade de escolha e posição individual perante o mundo.

    Pessoalmente, quanto a vontade, poder e mundo, partilho das convicções de A.Camus, que disse, e cito: "Eu amo a vida, eis a minha verdadeira fraqueza. Amo-a tanto, que não tenho nenhuma imaginação para o que não for vida."

    ResponderEliminar
  2. Pois, andamos nós, enquanto sociedade, a tentar abolir o sentimento de culpa, expurgando das nossas instituições e do nosso direito, e depois isto. São mais de dois mil anos a sofrer por Cristo.

    Quanto à vontade, já perguntava o meu professor Ferreira de Almeida: mas o que é a vontade? Boa pergunta, hein?

    Eu cá tenho vontade de não me sentir culpado de nada. Aboliremos a consciência. Sempre a caminho de um tempo sem modo...

    ResponderEliminar