3.9.09

Mémoires d'Hadrien

Decidi começar a minha participação neste blog com uma passagem das Memórias de Adriano, da Marguerite Yourcenar, que é simultaneamente uma espécie de provocação para os meus colegas e possíveis leitores.
Em princípio, o judaísmo tem o seu lugar entre as religiões do império; de facto, Israel recusa-se, há séculos, a ser apenas um povo entre povos, possuindo um deus entre os deuses. Os Dácios, ainda os mais selvagens, não ignoram, que o seu Zalmoxis se chama Júpiter em Roma; o Baal púnico do monte Cássio identificou-se sem dificuldade ao Pai que tem na mão a Vitória e do qual nasceu a Sabedoria; os Egípcios, aliás tão orgulhosos das suas fábulas dez vezes seculares, consentem em ver em Osíris um Baco sobrecarregado com atributos fúnebres; o violento Mitra sabe-se irmão de Apolo. Povo algum, excepto Israel, tem a arrogância de possuir toda a verdade nos estreitos limites de uma concepção divina, insultando assim a multiplicidade do deus que contém tudo; nenhum outro deus inspirou aos seus adoradores o desprezo e o ódio por aqueles que oram em altares diferentes.

1 comentário:

  1. ah ah ah! muito bem. um dia deste corroboro a opinião de Adriano sobre o verdadeiro valor do judaísmo na civilização europeia com uma citação de Nietzsche, pode ser?

    José Borges

    ResponderEliminar